Sinopse sobre o filme the corporation
A defectologia era considerada como uma pedagogia menor. E partia do princípio que a investigação da criança anormal baseava-se em uma concepção quantitativa do desenvolvimento infantil que se complica por um defeito. Assim, apesar de determinar o grau da insuficiência não significa que se caracteriza de fato o defeito. Em defectologia começou antes a calcular e a medir do que experimentar , observar, diferenciar e generalizar , descrever e definir qualitativamente.
A defectologia prática também se restringiu ao caminho mais fácil do número e da medida. Onde na teoria o problema se reduz a um desenvolvimento quantitativamente limitado e de proporções diminuídas e na pratica se promove a ideia de um ensino reduzido e mais lento. Os problemas entre pratica e teoria constituem o traço substancial da defectologia. Atualmente a defectologia está lutando peça sua tese básica que diz: a criança cujo desenvolvimento está complicado por um defeito não é simplesmente uma criança menos desenvolvida que seus coetâneos normais, sendo desenvolvida de outro modo. A criança deficiente apresenta um tipo de desenvolvimento qualitativamente distindo e peculiar. A personalidade da criança deficiente mental é algo qualitativamente distinta da simples soma de funções e propriedades pouco desenvolvidas. Gurtler declara que a deficiência mental infantil como uma variedade especial, ou seja, se trata de formas orgânicas diferentes.
O defeito é a limitação , a deficiência , a diminuição da desenvolvimento , por outra parte, precisamente porque cria dificuldades , estimula um avanço elevado e intensificado. A tese central da defectologia atual é a seguinte: todo defeito cria estímulos para elaborar uma compensação. A lei da compensação é aplicável por igual ao desenvolvimento normal e agravado. A. Adler e sua escola estruturam seu sistema psicológico na teoria sobre órgãos e funções deficientes, cuja insuficiência estimula permanentemente um