sinopse: História da ciência Moderna - A belle-é poque da ciência
422 palavras
2 páginas
SinopseEnfatizando o diálogo entre diferentes campos do conhecimento, os autores desta série revelam um painel útil para quem deseja conhecer os princiapis problemas que formam o universo da ciência. Este quarto volume trata do século XIX, um período de grande euforia em relação às conquistas científicas, sobretudo aquelas ligadas à tecnologia: homens e mulheres viviam a belle-époque da ciência.
No século XIX, a eletricidade passou a iluminar as cidades e a acelerar as comunicações; surgiram os motores a explosão que iriam dar origem aos automóveis. O século se defrontou ainda com a teoria da evolução das espécies por seleção natural - que revolucionou não apenas a ciência, mas também o olhar do homem sobre si mesmo. Essa explosão de temas gerou uma onda de otimismo em relação ao futuro. O progresso era inevitável.
Dividida em cinco volumes, esta série trata do conhecimento científico que se desenvolveu num curto período de tempo da história da humanidade - da Idade Média até hoje
O século 19 é considerado um período de grande euforia em relação às conquistas científicas, principalmente as ligadas à tecnologia. Foi o momento em que a eletricidade passou a iluminar as cidades e a acelerar as comunicações; a época em que surgiram os motores a explosão que iriam dar origem aos automóveis. A belle-époque da ciência: uma explosão de temas que gerou uma onda de otimismo em relação ao futuro.
O século XIX foi um século de grandes transformações e muita fé na ciência. Os produtos gerados pelo desenvolvimento tecnológico, percebidos na época como consequência direta dos avanços da ciência, fizeram com que grande parte da humanidade acreditasse que estava vivendo o início de um tempo de progresso sem fim. A ciência e a tecnologia poderiam resolver todos os problemas. Mesmo aqueles gerados pelos avanços tecnológicos, como das multidões vivendo nas periferias das grandes cidades a espera de emprego nas prósperas indústrias inglesas. Mais tarde, com o advento das duas