SINOPSE DO CASE FILOSOFIA Original
Marcos Peterson Barros Câmara²
Sebastião Moreira Duarte³
1 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DO CASO
1.1 Descrição das decisões possíveis
A liberdade expressão é um mecanismo fundamental para um Estado democrático, visto que, cada indivíduo tem o direito de manifestar sua arte, opinião e cultura. Assim, levando em consideração o assunto tratado no case e as implicações que o norteia, eis a que algumas proposições favoráveis para solução do problema:
a) Conceder liberdade de expressão aos indivíduos sem opressão estatal e/ou social;
b) Não conceder liberdade total para aos cidadãos, para que esses respeitem a religião do próximo;
1.2 Argumentos capazes de fundamentar cada decisão
1.2.1. Conceder liberdade de expressão aos indivíduos sem opressão estatal e/ou social;
O ideal de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” difundida com a Revolução Francesa, concedeu ao mundo moderno uma nova estrutura de pensamento, visto que, o povo passou a lutar pelos seus direitos e garantiu com isso mais liberdade em sua vida social e politica, possibilitando a livre circulação de ideias sem interferência do um órgão repressor. Dessa forma, com a difusão dessa ideia revolucionária alguns países passaram, de forma lenta e gradual, a formular uma “nação democrática” consistindo em uma sociedade livre e com liberdade de expressão. Assim, a liberdade consiste em conceder aos indivíduos independência para exercer seus desejos, opinar em questões publicas e manifestar sua arte.
Dessa forma, a sociedade passa a ter autonomia para manifestar sua cultura e sua opinião não dependendo da vontade de outras pessoas pra realizar tais atos. Atualmente, com o avanço dos aparatos tecnológicos, os meios de comunicação tornaram-se o principal mecanismo para tal disseminação de informações sendo usadas enfaticamente pela “mídia” que constantemente está envolvida em escândalos gerando, constantemente, conflitos sociais. Tal fato não deve ser reprimido