Sinhô pereira e virgulino ferreira. unidos pelo cangaço.
No início do século XX, o Brasil passara por mudanças, posteriormente crises, que os capitalistas do mundo inteiro enfrentariam, fazendo o rico ficar pobre. (Crise de 1929).
Agora imaginem, quem já era um miserável, um morto de fome, um sertanejo, a vida já era difícil, e como este ficou? Cangaceiros, não foram só terror e violência, foram um bando de sertanejos nordestinos revolucionários, que eram contra a injustiça e a pobreza que sentiam bem na pele, pois eram uns miseráveis. A sua forma de expressar o abandono e a injustiça, foi praticando a violência e a vingança, não digo uma violência justa, pois matavam a sangue bem frio. Muitas vezes erraram, mas na maioria só queriam fazer justiça com as próprias mãos, justiça esta que era pra ser exercida pelas autoridades locais, mas isso nem existia quando se tratava de dinheiro, pois só quem a merecia, eram os de posses, os coronéis, que humilhou e maltratou tanto o sertanejo. E o governo por que não deu ajuda ao sertão? Para eles o nordestino nem pertencia ao povo brasileiro, fato que hoje, infelizmente, ainda permeia na nossa sociedade. E ainda perguntam por que Jesuíno Brilhante, Sinhô Pereira, Lampião, Corisco entre outros famosos cangaceiros foram tão perversos.
“Não sou defensor da violência, sou a favor da justiça, e totalmente contra todo tipo de opressão. E nas minhas palavras afirmo: - No sertão, só existiu justiça na época de Lampião, pois aquele que o humilhava, podia ter dinheiro ou não, tinha a cabeça arrancada pelas suas mãos.” (Autor Desconhecido).
2.OBJETIVOS
O objetivo deste projeto é esclarecer, mostrar a realidade e os porquês da existência do cangaço no sertão nordestino. É mostrar quais as causas que levaram os cangaceiros praticarem violência a sangue frio.
E a ênfase será dada no bando de cangaceiros do Sinhô Pereira e no bando de Lampião. Temos como objetivo provar que eles não são vilões, nem mocinhos, mas sim justiceiros que como todo ser humano tem