sindrome metabolica
O termo síndrome metabólica caracteriza um conjunto de fatores que se manifesta num individuo e facilita o desenvolvimento de doenças cardíacas, derrame e diabetes. A síndrome metabólica tem como base a resistência a insulina, pode ser conhecida também como síndrome de resistência á insulina. Ou seja, a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível de sangue. Alguns fatores como: excesso de peso na região abdominal e a ausência de atividade física contribuem para o aparecimento da síndrome metabólica.
O diagnostico só é dado quando três ou mais fatores de risco estiverem presente numa mesma pessoa como: grande quantidade de gordura abdominal, triglicerídeos elevados, pressão sanguina alta e glicose elevada, ter três ou mais fatores significa que á presença da resistência a insulina , esta resistência significa que mais insulina do que a quantidade normal está sendo necessária para manter o organismo funcionando.
Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos uma em cada cindo adultos tem a síndrome metabólica, estando presente com mais frequência estre os africanos, hispânicos, asiáticos e americanos nativos.
As melhores formas de se ter o tratamento da síndrome metabólica é praticando exercícios físicos e perdendo peso, porem pode ser necessário o uso de medicamento para tratar os fatores de risco. Entre eles estão os chamados sensibilizadores da insulina que ajuda a baixar a açúcar do sangue, os medicamentos para pressão alta e os para baixar o nível de gordura presente no sangue.
O termo síndrome metabólica caracteriza um conjunto de fatores que se manifesta num individuo e facilita o desenvolvimento de doenças cardíacas, derrame e diabetes. A síndrome metabólica tem como base a resistência a insulina, pode ser conhecida também como síndrome de resistência á insulina. Ou seja, a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando