Sindrome hepatorrenal
Apoio:
Realização:
SOCIEDADE BRASILEIRA
DE HEPATOLOGIA
Hepato 8 29 04 08_L4.indd 1
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE
GASTROENTEROLOGIA
30/4/2008 16:25:01
Editorial
A Sociedade Brasileira de Hepatologia tem como um de seus objetivos primordiais a promoção de Educação Médica
Continuada de elevada qualidade científica. Neste projeto ela se propõe a fazê-lo através de discussão de casos clínicos, entrevistas e revisões de atualização sobre temas fundamentais em Hepatologia, abordados por renomados especialistas da área.
A Zambon participa desta iniciativa, levando à classe médica a melhor mensagem técnico-científica, com o apoio da Sociedade Brasileira de Hepatologia.
Nesta edição o médico terá a oportunidade de atualizar seus conhecimentos através da informação mais precisa e atual sobre um importante problema: Síndrome Hepatorrenal.
Angelo Alves de Mattos
Presidente
Apoio:
Realização:
SOCIEDADE BRASILEIRA
DE HEPATOLOGIA
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE
GASTROENTEROLOGIA
Cortesia:
Atha Comunicação e Editora – e-mail: 1atha@uol.com.br
Criação e Coordenação editorial
Hepato 8 29 04 08_L4.indd 3
30/4/2008 16:25:17
Síndrome hepatorrenal
Carlos Antônio Rodrigues Terra Filho
Professor Associado da Universidade Gama Filho do Rio de JaneiroNonononononononon
Introdução
A síndrome hepatorrenal (SHR) é uma complicação comum em pacientes com cirrose, insuficiência hepática e hipertensão portal. Caracteriza-se por vasoconstrição renal, redução da perfusão renal com baixa taxa de filtração glomerular (TFG) e intensa redução da capacidade renal de excretar sódio e água livre, na ausência de lesões histológicas renais significativas. A
SHR é a expressão extrema da disfunção circulatória que caracteriza a cirrose em seus estados mais avançados e tem sido classicamente considerada como secundária a uma vasodilatação arterial que ocorre na circulação esplâncnica1. Entretanto, dados recentes sugerem que