Sindrome, direitos e avessos
• Síndrome de Down
A síndrome de Down é decorrente de uma alteração genética, que atrapalha o desenvolvimento intelectual e físico se caracteriza pela presença de uma cópia extra de material genético no cromossomo 21 da pessoa afetada.
• Características da Síndrome de Down
Sendo a aparência física – flacidez muscular (hipotonia) sendo alguns olhos amendoados, dedos e pescoços curtos, língua protusa, palma da mão transversal, ouvido simplificado entre outras e o atraso das aquisições motoras. De forma geral algumas características do Down são: calmo, afetivo, bem humorado e com prejuízos intelectuais.
A personalidade varia de indivíduo para indivíduo e estes podem apresentar distúrbios de comportamento. O cérebro da criança Down não atinge seu pleno desenvolvimento e assim todas suas funções estão alteradas. • As dificuldades de aprendizagem Essa criança dentro de suas limitações podem ter uma vida normal e realizar atividades como qualquer outra pessoa, tendo estimulações adequadas, sendo que sua idade cronológica é diferente da idade funcional, diferenciando-se das crianças “normais”. Não tem noção de tempo e espaço, refletindo assim em sua memória, além de dificultar sua linguagem. Não desenvolvem estratégias espontâneas, tendo dificuldade em resolver problemas e encontrar soluções sozinhas. Outras deficiências que comprometem o aprendizado da criança são alterações auditivas e visuais; incapacidade de organizar atos de conhecimento e programar sequências.
• Educação especial A educação especial é uma modalidade de ensino, que visa promover o desenvolvimento global a alunos portadores de deficiências, que necessitam de atendimento especializado, respeitando as diferenças individuais, de modo a lhes assegurar o pleno exercício dos direitos básicos de cidadão e efetiva integração social.
Proporcionar ao portador de deficiência a promoção de suas capacidades, envolve o desenvolvimento pleno de sua