Sindrome de Tourette
Os cientistas não têm certeza sobre as causas da síndrome de Tourette e de muitas outras doenças cerebrais. Sabe-se que é hereditária, na maioria dos casos, mas não se conhece o modo exato como ela é herdada. Os cientistas ainda não descobriram um gene específico da síndrome de Tourette, mas em um aspecto eles parecem concordar: os tiques da síndrome resultam de anomalias no cérebro. Especificamente, eles apontaram doenças no tálamo, gânglios da Base e córtex frontal do cérebro e também disfunções nos neurotransmissores entre as células nervosas do cérebro.
*Tique é uma contração motora breve, rápida, recorrente, e aparentemente desproposital. Os tiques motores podem ser simples, quando o movimento afeta apenas um grupo muscular (piscar, contorcer o nariz, sacudir o pescoço), ou complexos (repetição das palavras de outras pessoas, repetição das próprias palavras, emissão de palavras obscenas).
* É importante ressaltar que a simples presença do tique não caracteriza a ST, uma vez que, estudos comprovaram que, 10% das crianças, presentes na população em geral, apresentam tiques em algum momento. Todas as formas de tiques podem ser exacerbadas por estresse, sendo normalmente reduzidas durante o sono e em algumas atividades que exijam concentração
A ST, até pouco tempo, era considerada uma condição rara de índices de baixíssima incidência na população mundial. Entretanto, tem-se observado, atualmente, através de estudos de prevalência, o aumento de sua incidência nos últimos anos .
Os cientistas não têm certeza sobre as causas da síndrome de Tourette e de muitas outras doenças