SINDROME DE LOEFFLER
SÍNDROME DE LOEFFLER1
LOEFFLER SYNDROME
Ana Cristina Marques Alves2; Alessandro Moraes de Sousa3 e Camila Silva Sanches3
RESUMO
Objetivo: relato de caso de um paciente correlacionando os sintomas pulmonares a parasitose intestinal também apresentada pelo paciente. Relato de Caso: paciente de 4 anos com quadro clínico pulmonar associado a parasitose intestinal e eosinofilia importante. Considerações finais: a infestação parasitária constitui a principal causa de Síndrome de Loeffler (pneumonia eosinofilica) e as manifestações clínicas deste tipo de pneumonia são inespecíficas, sendo necessário associar anamnese detalhada aos dados clínicos e laboratoriais para o estabelecimento de um diagnóstico correto e precoce.
DESCRITORES: Síndrome de Loeffler; pneumonia eosinofílica; parasitose intestinal
INTRODUÇÃO
Os parasitas intestinais estão entre os patógenos mais frequentemente encontrados entre os seres humanos2.
No Brasil, bem como em outros países em desenvolvimento, parasitas intestinais, especialmente os helmintos, constituem grande problema de saúde pública, devido sua morbidade e extrema dificuldade de serem controlados4.
Algumas destas infestações parasitárias, eventualmente, cursam com comprometimento respiratório, por vezes de maior gravidade. E por se tratarem de situações clínicas menos usuais, são geralmente menos cogitadas em termos de diagnóstico diferencial, impossibilitando desta forma, detecção e terapêutica precoces4.
A Síndrome de Loeffler é o comprometimento do trato respiratório associada a eosinofilia e alteração radiológica, causada por infecção parasitária e reação de hipersensibilidade aguda a drogas6.
Segundo Ferreira2, poucos e dispersos são os estudos sobre enteroparasitoses em nosso meio, sendo a maioria realizada em bases populacionais mal definidas.
OBJETIVO
Analisar a relação entre clínica de sintomas pulmonares e das parasitoses intestinais através de um caso clínico de uma criança
1
internada na enfermaria de pediatria