Sindrome de down
Curiosidade: A doença tem este nome em homenagem a John Lang Don Down, médico britânico que descreveu a doença no ano de 1866.
Homens e mulheres com síndrome de Down podem ter filhos?
Sim podem. Existem muitos registros de mulheres com Síndrome de Down que tiveram filhos e, nesse caso, a probabilidade dos filhos nascerem com trissomia 21 é de 35% a 50% ou até maior. Há dois casos registrados de homens com Síndrome de Down que se tornaram pais.
Atualmente a probabilidade de uma mulher de 20 anos ter um filho com essa síndrome é de 1 para 1600, enquanto uma mulher de 35 anos é de 1 para 370. A probabilidade de pais que têm uma criança com síndrome de Down e terem outros filhos portadores dessa síndrome é de aproximadamente 1 para 100.
O dia 21 de março foi escolhido pela associação "Down Syndrome International" para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência ao erro genético que a provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par número 21 (daí a data 21/03).
Essa data foi celebrada pela primeira vez em todo o mundo no ano passado, e será comemorada este ano aqui no Brasil, em Cingapura, Reino Unido, França, Israel, Malásia, Polônia, Omã, Suécia e Nepal. Em Brasília, a data foi celebrada também no Congresso Nacional.
A Síndrome de Down foi à primeira alteração cromossômica identificada pelo homem e é a mais comum de todas as alterações cromossômicas. A cada 600 ou 700 crianças nascidas vivas, uma tem Síndrome de