Sindrome de Down
I – Título do Projeto
Gestão Escolar Impasses para sua efetivação.
II – Autor
III – Temática
É de suma importância a vivência de uma gestão democrática. Que estabeleça eleição de direção, conselho escolar, descentralização financeira.
A autonomia nas práticas educacionais constitui a liberdade de expressão; de articulação dos diversos conceitos. Resultando nas escolhas prioritárias para a difusão que institui a progressão da educação, quanto à formação de Projeto Político Pedagógico nas escolas.
Uma escola democrática aumenta a qualidade de ensino, pois está apta a mudar estratégias de ensino, conforme as necessidades reais dos docentes. É uma proposta presente em quase todos os discursos da reforma educacional, obter um nível educacional de excelência.
IV – Justificativa
A Gestão Educacional possui grande potencialidade na mudança do desenvolvimento institucional e social dos diretores, professores e alunos. Marcando assim a sociedade em geral. Pois ser educador é promover a paz moral; intelectual e social de um país.
John Dewey relata estes dizeres ao afirmar: A Educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.
V – Definição do problema
Diante das reflexões feitas, questiona-se: A efetivação e a democratização da Gestão Escolar estão interligadas aos governos e as Instituições de ensino. Portanto quais são os métodos que concretizaria esta junção.
VI – Objetivo Geral e Específico
Geral:
Identificar as políticas de gestão das escolas públicas.
Específico:
Conceituar as estratégias adotadas na gestão do PPP nas escolas públicas.
Identificar as formas de participação dos profissionais da educação na gestão do PPP da escola.
Investigar as concepções e as práticas adotadas pelos profissionais da educação.
VII – Delimitação do tema
Este tema é referente à efetivação e a democratização da Gestão no âmbito escolar.
De acordo com a Lei de Diretrizes e