Sindrome de amok
Introdução:
A síndrome de Amok é definida pela psiquiatria como uma explosão súbita e espontânea de raiva intensa, que leva o indivíduo a atacar indiscriminadamente outros seres vivos (pessoas e animais) que aparecerem no seu caminho. Por fim, o indivíduo que sofre com essa síndrome comete suicídio. Foi descrita pela primeira vez em 1972, pelo psiquiatra estadunidense Joseph Westermeyer. O nome é oriundo do termo malaio meng-âmok, que significa “atacar e matar com ira cega”.
1(Pessoa 1): é uma explosão de raiva e fúria , o que faz uma pessoa ser louco , atacando , ferindo e até matando qualquer pessoa em seu caminho. A única maneira de se impedir que o paciente acometido por Amok siga uma destruição de vidas, inclusiva a sua própria vida, é o detendo, por meio de força ou tranquilizante. Porém na maioria das vezes a tentativa de impedir resulta na morte do individuo.
2(Locução, texto e fotos): Há um pouco mais de uma década, em abril de 2002, um estudante de 19 anos, Robert Steinhäuser, entrou em uma escola secundária em Erfurt, na Alemanha, atirando em alunos e professores por ter sido expulso da escola, vitimando 16 pessoas, comento suicídio subsequentemente.
3(Pessoa 2)Pesquisas têm revelado que a maior parte desses assassinos apresenta perfil similar, sendo que quase todos são provenientes de famílias financeiramente estáveis, vivem em cidades pequenas, apresentem reputação de excêntricos, e muitas vezes são pessoas dóceis, e não apresentam nenhum tipo de agressividade em sua personalidade.
4(Locução + pequeno video):
5 (Locução): Em alguns contextos a sua aparência ainda é limitada a determinadas áreas geográficas: incluindo a Associação Americana de Psiquiatria , até recentemente classificado como um dos " fenômenos culturais ligados a doenças" . No entanto, tem sido descrita em outros campos culturais , sob diferentes nomes, tais como berserk na Escandinávia, Cafard Polinésia , iich ' aa entre os índios Navajo , etc . Além disso,