Sindrome da alienação parental
A síndrome da alienação parental e o papel do advogado
Vladson Souza do Nascimento – 0924284/8
Fortaleza – CE
Maio, 2013
Vladson Souza do Nascimento – 0924284/8
A síndrome da alienação parental e o papel do advogado
Fortaleza – CE
Maio, 2013
Resumo: A Síndrome de Alienação Parental é um tema atual, e designa agressões mentais contra a criança/adolescente, criando as chamadas “falsas memórias” na luta do genitor guardião face ao afeto entre filho e genitor não-guardião. Sabendo que essa síndrome, antes oculta na sociedade e hoje explícita através da lei de Alienação Parental, a lei nº 12.318/10, que ratifica os direitos da criança e do adolescente, traz para o advogado uma delicada responsabilidade em relação à ética que o cabe e o enfrentamento a essa agressão que se esconde no seio da família, tornando-se o profissional do direito um intruso espião na corrente da filiação. O profissional entra em cena nos divórcios conflitantes que impedem a relação afetiva entre pais e filhos, na tentativa de cessar a presença da Síndrome de Alienação Parental e fazer justiça aos diretos da criança e do adolescente e da família.
Palavras-Chave: Síndrome de Alienação Parental; Criança/adolescente; advogado.
Sumário: 1. Introdução – 2. A alienação parental –3. Os estágios da síndrome de alienação parental – 4. O papel multidisciplinar do advogado face à síndrome da alienação parental – 5. A fragilidade do trabalho do advogado frente à síndrome da alienação parental – 6. O dever de cuidado dos pais – 7. Conclusão – 8. Referências bibliográficas.
1. Introdução
A Alienação Parental é uma questão social muito atual e presente em diversos lares da sociedade com suas peculiaridades que a torna bastante importante diante do novo contexto da família brasileira. Essa Alienação consiste em um distúrbio mental causado