Sincretismo
Sincretismo etimologicamente é uma palavra de origem grega que significa uma fusão de crenças (doutrinas), ou seja, são ensinamentos dentro da esfera religiosa e também nas esferas filosóficas. Na história das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.
SINCRETISMO RELIGIOSO
É a mistura, a fusão, a assimilação de um ou mais elementos culturais entre religiões diferentes, ou seja, determinada religião se utiliza dos mitos e ritos religiosos distintos aos seus. Exemplo disto pode ser verificado no processo histórico relativo ao tráfico de escravos para o Brasil. Uma das características profundamente marcante que impulsionou a colonização brasileira foi o tráfico de escravos. Na África, os negros viviam em regiões distintas, cada grupo com os seus próprios valores culturais, inclusive do ponto de vista da religiosidade. Aqui chegando, foram impedidos de cultivarem suas religiões e obrigados a praticar a imposta pelo branco europeu, qual seja, o catolicismo.
No entanto, como forma de resistência e preservação da religião africana, os africanos frequentavam os ritos católicos, mas mantinham secretamente os seus, misturando os elementos da religião africana aos elementos da cultura católica. A Umbanda é exemplo disso. Cabe destacar que o sincretismo religioso não está presente somente na cultura africana.
CONTEXTO HISTÓRICO
Religião - A religião vem com base da Torá (livro). Religião (do latim religare) significa religação com o divino, é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões do mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e os valores morais.
As religiões tendem derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou o estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.
Sincretismo - é um processo que se propõe resolver uma situação de conflito cultural. A