Sincretismo e construção da identidade religiosa brasileira
Janaina Broniczak
Professor Ms. Andréia Witt
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Pós-Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira
Disciplina: Religiosidade Afro-Brasileira
05/01/2012
RESUMO
A intenção deste estudo é analisar o processo de construção da identidade religiosa do brasileiro, mediante uma observação do sincretismo afro-catolico.
Considerando que a religião é um elemento indispensável na formação e exerce forte influencia na vida dos indivíduos, houve a predominância do catolicismo português nas terras brasileiras desde a época do descobrimento do pais.
Durante a colonização do Brasil, os portugueses trouxeram a religião católica repleta da influencia dos povos árabes, judeus e africanos. Neste contexto é possível afirmar que o catolicismo daquela época persiste ainda nos dias atuais.
Palavras-chave: Religião; Identidade; Sincretismo.
1 INTRODUÇÃO
A historia do Brasil é balizada na doutrina judaico cristã, que devido a sua forte abrangência se consolidou ao longo do tempo. Durante o período da colonização deste país, houve a predominante atuação dos portugueses nestas terras e a religião teve papel fundamental.O catolicismo que este povo nos legou, abundante da influencia de outros povos, como africanos, judeus, árabes, ainda existe na atualidade. Sem duvida, é importante salientar que a religião com seus dogmas, é capaz de realizar transformações profundas na vida dos indivíduos. Desta forma, quando o homem esta inserido no sistema religioso, estabelece uma identificação dentro da sociedade. No Brasil, durante o período escravocrata é possível observar que o fator sincretismo foi decisivo para construção da identidade e da religiosidade brasileira.
2 RELIGIÃO x IDENTIDADE
Atualmente, é cada vez mais freqüente discutir o assunto religião nos mais diversos grupos sociais. O mundo globalizado se tornou palco de novos conceitos,