Sincretismo No brasil
Os portugueses chegaram ao Brasil e encontraram os índios.Em primeiro momento a comunicação entre as duas partes deu-se por meio de gestos devido às diferenças linguisticas. No começo os portugueses apenas se interessavam em explorar o pau-brasil. Mas anos depois os portugueses passaram a implantar um sistema econômico e administrativo no Brasil, passando a escravizar os nativos da terra.
Os índios se adaptaram muito bem na parte pecuária, entretando na parte agrícola não obtiveram o mesmo êxito devido as questões culturais. Então os portugueses resolveram trazer mão de obra africana para trabalhar nas terras. Começa então a formação do país. O brasileiro foi caracterizado como homem sincrético, produto do cruzamento de três culturas distintas: a branca, a negra e a índia.
O homem branco etnocêntrico, por ser tido como "civilizado" prevalecia como colonizador e superior ao índio e negro, não vendo valor algum na cultura do "outro".
Então colonizadores, sentiram a necessidade de homogeneizar a linguagem e a religião no Brasil, surgindo assim o sincretismo. Para isso, portugueses trouxeram os jesuítas para o novo mundo, com objetivo de converter os pagãos ao cristianismo e implantar a língua portuguesa, homogeneizando todo o país em um só idioma e religião, facilitando assi a comunicação entre colonizadores e colonizados.Para a igreja católica, trazer Deus para o novo mundo, era também um meio de evitar a decadência da religião que já enfrentava tribulações na Europa.
A igreja conseguiu alcançar seus objetivos muito bem, sincretizando o Brasil. O resultado é um país que fala a mesma linha de norte a sul. Os negros assim que chegavam ao Brasil, eram batizados pela igreja e recebiam outro nome. Além de serem escravizados, eram obrigados a deixar toda a sua cultura de lado e absorver a europeia, caso contrário eram castigados.