Sincretismo, Ecumenismo e Fenômeno Religioso
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Antropologia da Religião
Itacir Piasson
Conceitos
Sincretismo Religioso: é um fenômeno que consiste na absorção de influências de um sistema de crenças por outro. Isto ocorreu, por exemplo, quando o cristianismo absorveu e adaptou conceitos das religiões pagãs da Europa, moldando-os de acordo com os interesses da Igreja. Mais recentemente, na América Latina, escravos africanos adaptaram suas crenças e ritos, estabelecendo uma correspondência entre santos católicos e divindades africanas ou adaptando alguns rituais à tradição cristã (a exemplo da incorporação da Lavagem do Bonfim à cerimônia das Águas de Oxalá). Podiam assim manifestar publicamente sua religiosidade - o que normalmente não era permitido -, mantendo todavia suas crenças ancestrais.
Ecumenismo Religioso: é um movimento entre diversas denominações cristãs na busca do diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências históricas e culturais, a partir de uma reconciliação cristã que aceite a diversidade entre as igrejas. Segundo a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, o termo ecumênico quer representar que a Igreja de Cristo vai além das diferenças geográficas, culturais e políticas entre diversas igrejas. Nos ambientes cristãos, a relação com outras religiões costuma-se denominar diálogo inter-religioso. Este artigo foi desenvolvido na perspectiva do ecumenismo como a busca de unidade entre igrejas cristäs.
Fenômeno Religioso: é explicitamente verificado em todas as épocas e lugares, as pessoas necessitam de um ser superior, para servir-lhes de consolo diante dos embates do mundo que muitas vezes deixam-nas aflitas e sem direção, naquele momento em que tudo parece não ter sentido, no exato momento em que a razão já não explica mais a nossa realidade, gemina a fé, a crença e a esperança num amanhã glorioso circundado pelo gosto da vitória.
Fonte:
http://meuartigo.brasilescola.com/