Sinase
Formação Continuada de Socioeducadores
3° Modulo
Introdução
ECA – INSTITUÍDO PELA LEI Nº 8.069, de 13 de Junho de 1990, em substituição ao velho paradigma da situação irregular (Código de Menores - Lei nº 6.697, de 10 Outubro de 1979).
- o ECA visa concretizar os avanços contidos na legislação e contribui para efetiva cidadania dos adolescentes em conflito com a lei, o CONANDA tem buscando cumprir seu papel de normatizador e articulador, que desde de 2002 junto com a SEDH/SPDCA em parceria com a ABMP, FONACRIAD realizaram encontros regionais com intuito de debater e avaliar e com a tarefa de elaborar um projeto de Lei de execução de MSE.
- em fevereiro de 2004 o CONADA, A SEDH/SEPDCA, A UNICEF sistematizaram e organizaram a proposta do SINASE, cujo objetivo é de desenvolver ações socioeducativas sustentadas nos princípios dos Direitos Humanos, além de bases éticas e pedagógicas para questões operacionais, conceituais e estratégicas para inclusão e promoção dos adolescentes autores de atos infracionais na sociedade.
SINASE está organizado em nove capítulos: * 1º Marco Situacional; * 2º Conceito e Integração de Políticas Públicas; * 3º Princípios e Marco Legal do S.A.SE; * 4º Organização do SINASE; * 5º Gestão de Programas; * 6º Parâmetros de Gestão Pedagógica no Atendimento Socioeducativo * 7º Parâmetros Arquitetônicos p/ Unidades de Atendimento Socioeducativo * 8º Gestão do Sistema e Financiamento; * 9º Monitoramento e Avaliação.
MARCO SITUACIONAL
- A mudança de paradigma e a consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ampliaram o compromisso e a responsabilidade do Estado e da Sociedade Civil por soluções eficientes, eficazes e efetivas para o sistema socioeducativo e asseguram aos adolescentes que infracionaram oportunidade de desenvolvimento e uma autêntica experiência de reconstrução de seu projeto de vida. Dessa forma, esses direitos