Sinalização de vias - Brasil - Amsterda
Em Amnsterdã não há prioridade para um tipo de transporte, mas sim para a articulação entre eles no espaço público. Na década de 1970, com o crescimento da preocupação ambiental e com a crise do petróleo, a bicicleta, que já era usada por toda a Holanda, foi priorizada como meio de transporte eficaz, de baixo custo e não poluente
Existem semáforos para todos os veículos e pedestres, inclusive é claro para as bicicletas. Quem anda sobre duas rodas se beneficia das inúmeras faixas exclusivas e de um eficiente sistema de sinalização das ciclovias.
Ilustraçao de sinalização horizontal para as ciclovias e bolsão para que as bicicletas parem na frente dos carros em Amsterdã.
Sinalização horizontal e vertical em Amsterdã.
Existem vários tipos de ciclovias localizadas nas principais vias: ciclovias separadas da rua, junto da rua com faixa pontilhada no asfalto, junto da rua com o pavimento na cor vermelho, ciclovias dentro de túneis, sobre pontes, embaixo de viadutos. O que todas têm em comum o sinal de uma bicicleta marcado no chão, indicativo de ciclovia. As ruas vicinais (ou secundárias, adjacentes) bem como ao longo dos muitos canais, não tem ciclovias demarcadas mas é permitido circular pela maioria delas.
No Brasil não há uma legislação clara que permita o tráfego compartilhado de bicicletas e carros numa mesma via, como em cidades europeias, mas existem sugestões para que esse sistema de mobilidade urbana seja utilizado por aqui.
Sugestão para implantação no Brasil.
Implantação atual.
CURIOSIDADE:
Pintura de sinalização de vias no Brasil
O uso de tintas aplicadas a frio na sinalização horizontal em vias urbanas é muito comum em todo o mundo, inclusive no Brasil. Nas operações de manutenção, de reabilitação ou de reconstrução das vias observa-se que a durabilidade da sinalização horizontal não está correspondendo à expectativa de vida útil dada pelos fabricantes das tintas. Apesar da execução da pintura atender às normas