Sinalizacao Turistica
As pessoas tendem a dar o seu melhor quando encontram camaradagem no local de trabalho pois um ambiente de trabalho de conflitos constantes pode ser seriamente desmotivador para a maioria das pessoas, e este ambiente também dificulta o desempenho de alto rendimento que tende a exigir um maior esforço de equipas comprometidas com a visão da organização.
Mas os conflitos não são frequentemente negativos pois é através destes que muitas vezes levam a novas e melhores soluções, mas é preciso canalizar conflitos para canais construtivos em vez de negativos em cenários de combate pessoal, tendo em conta que os mesmos existem quase em todos ambientes, seja de trabalho, convívio, na política entre outros. Entretanto os líderes das diversas organizações e dos grupos, precisam forjar mecanismos possíveis de gerir conflitos de forma a produzir bons resultados, em vez de um ambiente de trabalho hostil e improdutivo.
Portanto o presente trabalho tem como tema Liderança e Gestão de Conflitos que tem como objectivo principal estudar os diferentes modos de liderar e os tipos, níveis, causas, e consequências dos conflitos.
De forma a facilitar a compreensão do conteúdo, o trabalho é constituído por quatro partes, sendo a primeira a introdução onde procura-se fazer um breve historial do que será abordado no trabalho. Consta ainda nesta parte o objectivo principal do trabalho. A segunda parte é da revisão bibliográfica na qual constam os aspectos teóricos abordados por vários autores e alguns conceitos básicos relacionados com o tema. A terceira parte a conclusão do trabalho e por fim as referências bibliográficas.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1. Conceitos Básicos
Segundo Chiavenato (2000) liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio de processo da comunicação humana à consecução de um ou mais objectivos específicos.
Segundo Montana (2000), liderança é o processo pelo qual um individuo influencia outros a realizar os