sinal digital
Publicado em 04 de Agosto de 2010
Atualmente o que mais se fala de tecnologia é a modernização da transmissão de dados, esta é classificada em dois tipos: Analógica e Digital. Esta classificação é baseada no tipo de sinais utilizados nos sistemas.
Sinal Analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. A representação de um sinal analógico é uma curva. Como mostra a figura abaixo. Como exemplo, se um sinal varia seus valores 0 a 10, o sinal analógico passa por todos os valores intermediários possíveis (0.01 , 0.566 , 4.565 , 8.55...). Sendo assim a faixa de frequência é bem maior e não tão confiável.
Sinal Analógico Sinal Digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e em amplitude. A representação de um sinal digital é um histograma. Usando o mesmo exemplo acima, se um sinal varia seus valores de 0 a 10, o sinal digital assumirá os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10). Se um sinal no sistema digital acima tem o valor de 4,25 em qualquer instante de tempo, é representado pelo valor mais próximo discreto, neste caso o 4. Os sinais que variam de 4 a 4,5 serão representados pelo 4 e sinais que variam de 4,5 a 5 serão representados pelo 5.
Sinal Digital Portanto, com o sinal digital pode-se garantir a qualidade de um sinal , diminuindo os custos de armazenamento e tempo de processamento.
Sinal Digital é uma frequência com valores discretos ( descontínuos) no tempo e em longitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de frequência, e que o conjunto de valores que pode assumir é finito.
Os sinais digitais convertem as vozes dos locutores em uma série de uns e zeros. Essa tecnologia degrada um pouco o sinal, porque uns e zeros não são uma representação fiel da sua voz. No entanto, o sinal digital é robusto. Ele pode ser corrigido usando rotinas de correção de erro se houver interferência. Além disso, os sinais