sinais eletronicos
O projeto “Ouvido para Sinais Eletrônicos”, consiste num experimento que consegue captar o sinal elétrico das ondas eletromagnéticas.
O mesmo é representado por um Circuito em série formado por um resistor, um led e um fototransistor ligado a uma bateria. O fototransistor é capaz de detectar ondas eletromagnéticas e se o circuito for acoplado a um sistema de caixas de som é possível ouvir um sinal sonoro em resposta ao funcionamento de um controle remoto. O grupo optou por representa-lo de uma forma simples e usual que a maioria dos bacharéis já presenciou: a interferência do telefone móvel com o rádio, a fim de facilitar a compreensão de todos a respeito do conteúdo trabalhado.
Para montagem deste, além de uma caixa de som ligada a um circuito em série (computador, rádio etc. ligados) e um telefone móvel é necessário conhecimento teórico aprofundado a respeito de circuitos elétricos (tensão variando com o tempo e polaridade, por exemplo), campos magnético e elétrico (equações de Maxwell, campos que formam as ondas), transdutores, conversão de sinal elétrico, equação da onda, amplitude e frequência.
Sinal Elétrico
Todo circuito elétrico ativo ou passivo necessita de tensão elétrica para funcionar; é a sua alimentação. A finalidade da tensão elétrica aplicada é produzir um campo elétrico na matéria, seja ela condutora ou isolante. Esse campo elétrico ao ser produzido, analisado num intervalo de tempo espantosamente diminuto, as propriedades locais da matéria e, como resultado final disso, teremos ou não uma corrente elétrica circulante.
Se houver corrente elétrica, caso em que a matéria é condutora ou semicondutora para aquela tensão aplicada, sua variação no decorrer do tempo dependerá de dois fatores:
(a)- das propriedades da própria matéria em si e
(b)- do modo de variação da tensão elétrica aplicada.
Para efeito prático, assuma com a palavra 'matéria' a ideia de 'componente elétrico' e, assim, perceberá rapidamente