SINAIS DE PONTUAÇÃO
Os sinais de pontuação auxiliam na leitura e compreensão de um texto, ou seja, servem para marcar pausas (a vírgula, o ponto e vírgula, o ponto) ou a melodia da frase (o ponto de exclamação, o ponto de interrogação, etc.). Geralmente, estão ligados à organização sintática dos termos na frase, eles são regidos por regras.
Conjuntamente a esta finalidade, há também outras atribuições a eles destinadas. Entre tais, destacamos: distinguir determinadas palavras ou frases em um dado contexto linguístico, de modo a conferir-lhes uma ênfase maior, como também evidenciar graficamente as pausas conferidas mediante a elocução – consideradas como resultantes da sintaxe estabelecida pelos termos constituintes.
Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, vírgula, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses.
O Ponto-final tem finalidade a ser usado ao final de frases para indicar uma pausa total. Além desta função primordial, o ponto é ainda usado em abreviaturas, para indicar entradas em listas e separar números em datas.
A Vírgula é usada para indicar uma pausa pequena, deixando a voz em suspenso à espera da continuação do período.
O Ponto e vírgula não tem função nem de ponto final e nem de vírgula, mas é um intermediário entre eles. Ou seja, não há pausa total, nem breve, mas uma moderação entre as duas.
O Ponto de exclamação é utilizado no final de frases exclamativas, com a finalidade de indicar estados emocionais, tais como: espanto, surpresa, alegria, dor, súplica etc.
O Ponto de interrogação é usado no final de frases interrogativas diretas, com a finalidade de indicar uma pergunta com intenção afirmativa. Os Dois-pontos têm duas funções principais: ligam duas orações coordenadas em que uma abrange ou explica a outra, e introduzem enumerações. O Travessão utilizado para indicar o inicio de sentenças ou interlocuções, nessas situações ele costuma ter