Sinais Anal Gicos E Digitais
Transmissor: Também pode ser chamado de emissor, é aquele que transmite verbal ou não verbalmente um conteúdo de ideias, palavras, expressões e valores que ele deseja que a outra pessoa entenda.
Canal: (Por vezes é designado por canal de comunicação) designa o meio usado para transportar uma mensagem do emissor ao receptor.
Receptor: É aquele que recebe a mensagem, interpreta-a e devolve uma nova mensagem reformulada ao seu transmissor. Neste momento aquele que era o receptor torna-se um novo transmissor.
Sinais(Analógico e Digital):
∙ Analógico: É o nome popularmente dado, na língua portuguesa, a sinais análogos provenientes de dispositivos que os contêm. Estes são sinais contínuos cuja variação em relação ao tempo é a representação proporcional de outra variável temporal
∙ Digital: É uma frequência com valores discretos (descontínuos) no tempo e em longitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de frequência, e que o conjunto de valores que pode assumir é finito. • Banda
Banda passante: É o conjunto contínuo de valores de frequência que podem ser assumidos por um sinal elétrico sem que este seja atenuado ao passar por um filtro. Informalmente, diz-se são as frequências que "passam" pelo filtro.
Taxa de transmissão: A taxa de transmissão de um canal ou meio físico é a quantidade de bis que a esse meio consegue transmitir por segundo. Esta taxa pode ser expressa em bits por segundo - bps (bits per second) - ou Kylobits, Megabits ou Gigabits por segundo.
Teorema de Nyquist: Também conhecido por teorema da amostragem, define que a quantidade mínima de amostras que devem ser obtidas de um sinal contínuo a ser amostrado deve ser duas vezes a maior frequência deste sinal, a fim de ser possível sua recuperação. É a base para a digitalização de sinais analógicos, como os utilizados na codificação PCM empregado em telefonia.
Lei de Shannon: É a