Simón Bolívar
A região era habitada por índios até o final do século XV, quando chegaram os espanhóis. Gonzalo Jiménez de Ojeda( 1º espanhol a pisar em terra colombiana), fundou a 1ª cidade: Santa Maria. Depois de derrotar os índios, Ojeda fundou a cidade de Santa fé de Bogotá e deu um nome ao país que se formava: Nova Granada. Em 1811, Simón Bolívar, militar e político, proclamou a independência da Nova Granada.
Ano de 1821 foi formada a Grã-Colômbia, que era constituída pelos atuais países; Venezuela, Colômbia, Panamá e equador, eram liderados por Simon Bolívar.
Por aproximadamente um século, o poder na Grã-Colômbia dividiu-se entre os partidos Conservador e Liberal, a rivalidade entre eles desencadeou uma guerra civil em 1899, conhecida como a Guerra dos Mil Dias, que teve fim em 1903. Lentamente os países foram se separando, até que em 1903 tornaram-se quatro países. Bogotá é atualmente a capital da Colômbia.
GUERRILHA
O conflito colombiano, um dos mais antigos da América Latina, deriva da disputa pelo poder entre liberais, conservadores e socialistas.
Na Colômbia existem dois grupos guerrilheiros de esquerda as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, de orientação marxista) e o exército de Libertação Nacional (ELN, guevarista).
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) são o maior e o mais antigo grupo rebelde da Colômbia. Criada em 1964, essa organização tem como discurso ideológico a implantação do socialismo na Colômbia, promovendo a distribuição igualitária de renda, a reforma agrária, o fim de governos corruptos e das relações políticas e econômicas com os Estados Unidos, entre outros aspectos sociais. Dentre seus membros, a maioria das crianças-soldados na Colômbia, aproximadamente 20% a 30% dos guerrilheiros possuem menos de 18 anos. Crianças que tentam escapar às fileiras podem ser punidas com tortura e morte por um pelotão de fuzilamento.
Quanto às mulheres membros, uma das razões pela qual elas integram a