Simulação Motor Trifásico
Faculdade de Engenharia Elétrica
Frederico Colmanette Martins – 11211EEL005
Acionamentos
Frenagem de Motor de Indução Trifásico com Injeção de Corrente Contínua
Uberlândia, MG
22/07/2013
Frederico Colmanette Martins – 11211EEL005
Frenagem de Motor de Indução Trifásico com Injeção de Corrente Contínua
Acionamentos
Professor: Marcelo Lynce
Uberlândia, MG
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Faculdade de Engenharia Elétrica - FEELT
22/07/2013
Sumário
1 – Introdução
Toda e qualquer máquina rotativa, ao longo de sua operação passa por processos de aceleração e desaceleração em consequência do seu meio ou tipo de operação, porém durante algum momento, esse processo irá demandar algumn tipo de frenagem, que pode ser tanto sob a presença ou não de energia elétrica. Os processos têm na maioria das vezes o intuito de reduzir o tempo necessário para a paralisação da máquina, uma vez que dependendo de algumas circunstâncias, esse processo pode ocorrer com ou sem a presença de energia elétrica, esa por sua vez permite um controle sobre a ação.
Freganem é a remoção da energia mecânica do sistema, são necessárias duas considerações durante a frenagem, como remover esta energia e o que fazer com ela.
Podemos remover a energia mecanimamente, com um freio mecânico (a energia mecânica é convertida em calor no freio) ou eletricamente, regularmente essa ação se da de forma otimizada através de circuitos eletrônico elaborados de forma a ter os menores danos possíveis ao sistema. Nesse processo a energia cinética presente nos equipamentos é convertida em energia elétrica e é devolvida a rede.
São três as formas de fazer frenagem em um MIT.
-Frenagem Regenerativa
-Frenagem Dinâmica
-Frenagem por contra torque.
2 – Frenagem Dinâmica com injeção de corrente contínua
A frenagem por injeção de corrente contínua é obtida através da desconexão do