Simulação em ciencias sociais
Simulação nas Ciências Sociais
A simulação é de grande importância para os cientistas sociais e comportamentais. O termo aparece frequentemente em uma ampla variedade da literatura das ciências sociais e em relatórios de experimentos das ciências sociais. Anteriormente, o texto era usado exclusivamente em discursos das várias ramificações da engenharia. Recentemente, entretanto, o uso do termo de mais métodos explícitos mostraram que houve uma ampliação para as ciências militares, industriais, econômicas, psicológicas, políticas e sociológicas.
O atual emprego da simulação em ciências sociais é relacionado ao desenvolvimento da análise de sistemas, ao estudo da psicologia social de grupos, ao uso de modelos mais formais, ao emprego de várias técnicas matemáticas e na avaliação de dispositivos eletrônicos de alta velocidade. Simulação como estudo de sistema através da construção e operação de modelos, tem seguido o uso de diferentes mas próximas técnicas relacionadas nas ciências sociais. Este ensaio discutirá o significado, os tipos, usos, valores e problemas da simulação como uma ferramenta de pesquisa, treino e ensino nas ciências sociais.
1. O que é simulação
O termo simulação foi usado em uma grande variedade de diferentes mas relacionados sentidos. Como outros termos atualmente usados na literatura das ciências sociais, ela teve seu significado técnico e dois ou mais significados populares. No uso popular, o termo as vezes refere-se ao pressuposto de algo que se mostra sem a realidade. Por exemplo, a luz elétrica pode ser denominada como a luz do sol simulada. Ela possui muitas das propriedades da luz do sol, mas na realidade não é a luz do sol.
Dicionário de Termos Científicos – Hipótese de características e estruturas que os insetos usavam para enganar os inimigos, como forma de folhas ou de galhos.
Mas nas ciências sociais o termo é usado sem a conotação de enganar.
A simulação não é um instrumento novo. No sentido amplo da