SIMULAÇÃO DO INVERSOR MEIA PONTE
INTRODUÇÃO
Inversores de frequência são uma subdivisão de conversores estáticos, utilizados em larga escala na indústria devido a sua versatilidade, eficiência e baixo custo.
Conversores estáticos são equipamentos que utilizam a tecnologia de semicondutores para chavear a corrente elétrica de uma dada entrada com amplitude e frequência fixa, permitindo variá-la. Os semicondutores ora conduzem a corrente elétrica, ora não conduzem e essa característica pode ser controlada, isto transforma estes componentes em verdadeiras chaves controláveis, permitindo a manipulação das variáveis supra citadas.
No caso do inversor de frequência temos a transformação de uma tensão contínua (CC) em uma corrente alternada (CA) cuja tensão e frequência pode ser ajustada. Eles trabalham com a tecnologia PWM (Pulse Width
Modulation) em uma tradução literal Modulação de Largura de Pulso, ou seja, as chaves conduzem por um tempo variável para a carga, assim a saída se caracteriza por inúmeros pulsos de mesma amplitude (amplitude da fonte contínua) porém com larguras (devido ao tempo de condução dos semicondutores) variáveis, fazendo com que a tensão média se aproxime de uma senóide com a amplitude e frequência desejadas. Muitas vezes são usados filtros de saída para aperfeiçoar esta forma de onda.
A variação de tensão e frequência é importante principalmente no acionamento de motores de indução, pois permite manipularmos o torque e a velocidade dos mesmos, que são os principais parâmetros mecânicos controlados na maioria das aplicações.
Os inversores se caracterizam por operam em altas frequências de chavemento (quantidade de vezes que as chaves operam por segundo) alcançando a casa das dezenas de KHz e pela produção de elevados harmônicos por conta das frequências múltiplas da de chaveamento.
O inversor que será apresentado neste trabalho é um inversor halfbrigde, também conhecido como meia