Simulação de Medidas Elétricas em CA – Parte I
Experimento no5:
Simulação de Medidas Elétricas em CA – Parte I
Equipe:
Lucas Fernandes Sousa
Myagyh Augusto Pires
Vitoria Regina Lago Lacerda
Amanda Paula
Emanuel Resende
Carlos Eduardo
Goiânia, 18 de Outubro de 2013.
Simulação de Medidas Elétricas em CA – Parte I
Objetivo
Simular as tensões e correntes senoidais. Verificar deslocamentos angulares de cargas contendo elementos: R, L, C, RL, RC e RLC. Calcular as potências instantâneas, as potências médias e encontrar a correspondência entre potências instantâneas e complexas
Simular tensões e correntes senoidais e verificar seus deslocamentos angulares em circuitos RL e RC. Calcular sua potencia instantânea e media e encontrar a correspondências entre potencias instantâneas e complexas.
INTRODUÇÃO
Em sistemas elétricos, a potência instantânea desenvolvida por um dispositivo de dois terminais é o produto da diferença de potencial entre os terminais e a corrente que passa através do dispositivo.
Isto é,
onde é o valor instantâneo da corrente e é o valor instantâneo da tensão. Se está em ampères e em volts, estará em watts. É bastante comum encontrar em dispositivos a potência em unidades directas, VA.
Potência elétrica pode ser definida também como o trabalho realizado pela corrente elétrica em um determinado intervalo de tempo.
Num sistema de corrente contínua em que e se mantenham invariantes durante um dado período, a potência transmitida é também constante e igual ao produto .
Nos sistemas em que ou são variáveis temporais, é possível determinar a potência média desenvolvida durante um intervalo de tempo a partir da integração temporal da potência instantânea:
onde é o valor da corrente no instante e o valor da tensão no mesmo instante.
Na forma discreta o