Simulador A3
1 – INTRODUÇÃO
O simulador empresarial SIMULADOR INDUSTRIAL A3 simula o ambiente empresarial do setor industrial. As empresas simuladas são sociedades anônimas de capital aberto tendo, portanto, suas ações cotadas na Bolsa de Valores. Estas ações irão variar de acordo com o desempenho das empresas, assim como a situação macroeconômica da simulação.
Sugere-se que cada empresa seja formada por equipe de até quatro participantes. Cada membro da equipe deve ter uma função na administração da empresa. A divisão das funções pode ser relativa à
Administração de Vendas, Administração de Produção, Administração Financeira e Administração de
Recursos Humanos. As equipes representam as diretorias das empresas. A condução da simulação ficará a cargo de uma pessoa denominada “Coordenador” que será o responsável pela definição das variáveis macroeconômicas.
A simulação inicia com a distribuição de relatórios empresariais e de um jornal informativo, intitulado
“Folha da Indústria” (pré-editado pela A3 Estratégias). No primeiro período os relatórios empresariais são os mesmos para todas as empresas. Elas partem, portanto, de uma mesma situação inicial.
Os relatórios empresariais e a Folha da Indústria são os instrumentos básicos para que as empresas tomem decisões para o próximo período (trimestre). Outros relatórios de desempenho também poderão ser distribuídos pelo coordenador para facilitar o processo da tomada de decisões.
As decisões das empresas e do coordenador são então inseridas no simulador empresarial SIMULADOR
INDUSTRIAL A3, que as processa, gerando novos relatórios empresariais.
O coordenador da simulação seleciona então outro jornal (pré-editado pela A3 Estratégias) que, juntamente com os novos relatórios, permitirão um novo processo da tomada de decisões. Esta dinâmica se repete de modo que durante a simulação possam ser simulados vários trimestres da administração de uma empresa industrial. O fluxograma da dinâmica do curso de