simulado
Com base no texto responda as questões de 1 a 9.
O lobo sempre diz que a culpa é do cordeiro
Sempre que tentarem destruir a imagem dos servidores públicos, fique alerta. Como na fábula, o lobo sempre acusa o cordeiro para poder dar o bote. E o bote é acabar com os serviços públicos.
Grandes interesses estão por trás desta campanha, comandada pelos próprios responsáveis pela deterioração dos serviços. Suas armas foram a ausência de investimentos nas instituições públicas; nomeação para cargos de chefia por critérios políticos; falta de treinamento; baixo nível salarial, entre outras.
Anos a fio, as entidades representativas dos servidores públicos denunciaram e tentaram mudar esta dura realidade, sem serem ouvidas. Tudo isso pode ser comprovado por qualquer cidadão. A verdade não pode ser mascarada. Os serviços públicos seriam mais eficientes se aqueles que detêm o poder o quisessem.
Ainda é tempo de restaurar e melhorar as instituições e seus serviços em defesa da própria sociedade. Não se deixe enganar. Você conhece a estratégia do lobo: culpar o cordeiro para justificar o bote. Reaja contra a destruição premeditada e criminosa dos serviços públicos.
(Veja, 13/11/96)
1. O texto faz parte de uma campanha do Movimento Nacional em Defesa do Serviço Público e refere-se em seu título à (ao):
A) fama de mau que tem o lobo;
B) fábula de amplo conhecimento público;
C) injustiça social do país;
D) valor religioso do cordeiro.
2. O item que o leitor não está incluído no texto é:
A) “...fique alerta”.
B) “Não se deixe enganar”.
C) “Você conhece a estratégia do lobo...”
D) “Ainda é tempo de restaurar...”
3. O texto:
A) critica aqueles que veem no servidor público um parasita.
B) combate os maus funcionários públicos.
C) denuncia as irregularidades do serviço público.
D) procura motivar a sociedade contra a destruição do serviço público.
4. No texto, o lobo e o cordeiro representam, respectivamente:
A) o Governo e o