Simulado - Literatura
É um estilo que ocorre na segunda metade do século XIX. O marco inicial seria em 1881, com a publicação de "O Mulato" de Aluísio Azevedo (Naturalista) e "Memórias póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis (Realista), O ano final seria 1893, com a publicação de Missal e Broquéis de Cruz e Sousa.
A arte realista-naturalista ocorreu em um período de consolidação do poder político da burguesia, que tinha seu gosto estético orientado para uma arte racional, isto é, longe do sentimentalismo romântico. O Realismo-Naturalismo ultrapassou, entretanto, os limites da burguesia e se tornou uma arte inovadora e voltada para os interesses populares.
Romance Realista
As características do realismo estão intimamente ligadas ao momento histórico e às novas formas de pensamento:
Objetivismo: negação do subjetivismo romântico, homem volta-se para fora, o não-eu. universalismo: substitui o personalismo anterior materialismo: que leva à negação do sentimentalismo e da metafísica nacionalismo e volta ao passado histórico são deixados de lado para enfatizar o presente, o contemporâneo
Cultivado no Brasil por Machado de Assis, é uma narrativa mais preocupada com a análise psicológica, fazendo a crítica à sociedade a partir do comportamento de determinados personagens. É interessante constatar que os cinco romances da fase realista de Machado apresentam nomes próprios em seus títulos – Brás Cubas; Quincas Borba; D. Casmurro; Esaú e Jacó; Aires –, revelando clara preocupação com o indivíduo.
O romance realista analisa a sociedade “por cima”, ou seja, seus personagens são capitalistas, pertencem à classe dominante; mais uma vez nos voltamos para a obra de Machado e percebemos que Brás Cubas não produz, vive do capital, o mesmo acontecendo com Bentinho; já Quincas Borba era louco e mendigo até receber uma herança; o único dos personagens centrais de Machado que trabalhava era Rubião (professor em Minas), mas recebe a herança de Quincas Borba,