simulado de analise
Matrícula: 201505885183
Disciplina: CEL0014 - ANÁLISE TEXTUAL
Período Acad.: 2015.1 (GT) / EX
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
1.
exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas pesquisas escolares.
facilita a pesquisa, pois proporciona uma informação específica, segura e verdadeira, em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet.
é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.
é uma forma artificial de produção da escrita, que, ao desviar o foco da leitura, pode ter como consequência o menosprezo pela escrita tradicional.
possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa.
Gabarito Comentado
2.
O emprego do pronome ELE/ELA em função de objeto direto no português do Brasil, como em "Encontrei ela na rua", diferente do que se faz em Portugal (Encontrei-a na rua).
Macaxeira no norte e no nordeste corresponde ao que se chama aipim em outras regiões. Do mesmo modo, o que chamamos de jerimum no nordeste é abóbora no sudeste.
No nordeste, a expressão "dar um cheiro" em alguém é uma demonstração de carinho que equivaleria em outras regiões e dar um beijo ou um abraço.
O uso do pronome TU, frequente no sul do Brasil, como em "Tu chegaste cedo ao baile?", substituído por você em quase todo o nosso território (Você chegou cedo ao baile?).
O som do S chiante do carioca, pronunciado como ocorre