SIMULA O DO PROCESSO DE ABSOR O DO CETOCONAZOL
ALBÉRICO ELIEZER
ANDRESSA POLYANA
ANA GONZALEZ PONCE
MARIA BEATRIZ LOPES
MARIA BERNAL BARCELO
NATAL/RN
2015
ALBÉRICO ELIEZER
ANDRESSA POLYANA
ANA GONZALEZ PONCE
MARIA BEATRIZ LOPES
MARIA BERNAL BARCELO
SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE ABSORÇÃO DO CETOCONAZOL
NATAL/RN
2015
INTRODUÇÃO
A solubilização no meio biológico é uma etapa importante para a absorção de fármacos a partir do trato gastrointestinal. De fato, para que um fármaco tenha uma boa absorção, é conveniente que tenha um coeficiente de participação óleo/água adequado para que possa ser dispersado no meio biológico, e suas moléculas, na forma não ionizada, possam atravessar as membranas biológicas para atingir o sítio de ação.
O cetoconazol é um importante fármaco antifúngico de natureza imidazólica, utilizado no tratamento de uma série de micoses superficiais e profundas. O mecanismo de ação do Cetoconazol envolve a inibição da biossíntese do ergosterol ou outros esterois, danificando as membranas celulares do fungo, alterando também sua permeabilidade, tendo como resultado a perda de seus elementos intracelulares. Ocasiona também a inibição da biossíntese dos triglicérides e fosfolipídios do fungo, adicionado também à inibição oxidativa e peroxidativa da sua atividade enzimática, resultando nas concentrações tóxicas de peróxido de hidrogênio intracelular, o que pode contribuir para a deterioração das organelas sub-celulares e necrose celular. No tratamento de Candida albicans, inibe a transformação dos blastóporos na forma invasiva de micélio.
OBJETIVO O objetivo da aula prática é através de experimentos, simular a ação de solubilidade do cetoconazol em meio ácido, como no estômago, em importante processo de absorção. Por fim, realizar uma leitura das absorvâncias correspondentes no espectrofotômetro ultravioleta.
METODOLOGIA
Realizar experimentos em três tubos simulando a solubilidade do cetoconazol no