Simula O De Uma Corda Vibrante
FIS0313 – ONDAS E FÍSICA MODERNA – 2015.1
PROF. ª: SUZANA NÓBREGA DE MEDEIROS
SIMULAÇÃO DE UMA CORDA VIBRANTE
ANDRESSA CRISTINA ROCHA
RAMON LOPES DE ARAÚJO
1-) A alteração do valor da amplitude implica que a corda sofrerá uma alteração em sua amplitude (eixo y). Quanto maior for o valor da amplitude, maior será o valor da corda alcançado no eixo y. Quanto menor for a amplitude, menor será esse valor da corda no eixo y. Se a amplitude é 0, não irá ter nenhum movimento oscilatório.
Largura do pulso está relacionada com o comprimento de onda. Quanto maior essa largura, maior será o comprimento da onda e vice-versa.
O amortecimento provocará uma perda de energia do sistema. Se esse amortecimento for alto, o sistema irá parar de oscilar mais rapidamente do que um sistema menos amortecido. Se o amortecimento for 0, o sistema nunca irá parar de oscilar, pois não há perdas.
A tensão da corda está relacionada com a velocidade do movimento da onda. Quanto mais tracionada a corda estiver, mais rápida será a propagação da onda.
3-) Quando dois pulsos opostos se colidem, o ponto de colisão permanece inalterado, ou seja, a amplitude é 0 no ponto de colisão.
5-) Pode-se dizer que: Velocidade (V) = Distância percorrida (ΔS) / Tempo (Δt)
ΔS = 2 m ; Δt = 3,05 s
V = 2 m / 3,1 s
V = 0,64 m/s
7-) Não, 50 unidades de frequência não significa que o sistema oscile a 50 Hz. O tempo de dez vibrações completas foi de 5,3 segundos, ou seja, 0,53 segundos para cada vibração. Assim: f (Frequência) = 1 / T (período) f = 1 / 0,53 s f = 1,89 Hz
9-) V (Velocidade) = λ (Comprimento da onda) * f (Frequência)
V = 0,33 m * 1,89 Hz
V = 0,62 m/s
A resposta do item 9 é aproximadamente igual a reposta do item 5 porque as condições de oscilações (amplitude, frequência, amortecimento, tensão na corda e fixação da corda) são as mesmas, sendo apenas duas maneiras diferentes de calcular a velocidade. A velocidade da onda vai tá sempre relacionado com a