simul8
COM O SIMUL8
Nuno Alexandre Moreira
Marta Castilho Gomes
Rui Moura da Silva
Maio, 2003
Secção de Urbanismo, Transportes, Vias e Sistemas
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura
Instituto Superior Técnico
PREÂMBULO
O presente texto visa apoiar os alunos na utilização do software de simulação
SIMUL8. Não sendo objectivo da cadeira o ensino específico de linguagens de simulação e tendo os alunos acesso ao programa SIMUL8 para a execução dos seus trabalhos, os textos de apoio existentes em língua inglesa serão demasiado extensos ou complexos para uma primeira abordagem. Procura-se desta forma, cobrir uma lacuna existente nos textos de apoio, já denunciada pelos alunos em anos anteriores.
Importa desde já realçar um aviso aos leitores: não se pretende com este texto apresentar os fundamentos da simulação, nem se pretende substituir outros textos existentes. Aliás,
ao elaborar o texto partiu-se do princípio de que o leitor tem
conhecimentos adequados sobre simulação e estatística, sem os quais existirá o perigo da construção modelos erróneos e análises incorrectas de resultados.
Recomenda-se uma primeira leitura do capítulo sobre simulação do livro
Investigação Operacional [1] e, para aprofundar a matéria, a consulta de outra bibliografia sobre simulação [4,5,6,7,8].
Partiu-se também do pressuposto que, além dos conhecimentos sobre simulação, o leitor tem conhecimentos básicos de informática na óptica do utilizador em ambiente
Windows.
O texto foi organizado em duas partes distintas. Uma primeira em que se apresenta o ambiente de trabalho do SIMUL8, os elementos disponíveis para a modelação dos sistemas, a execução de simulações e a obtenção de resultados. Numa segunda parte são descritos, com algum pormenor, os procedimentos de resolução de diversas questões e pequenos problemas característicos utilizando o SIMUL8.
Pretende-se que este texto seja aberto, essencialmente na sua segunda parte com