simposio
Trabalho de Biologia – A saúde e a água: Causas e consequências
Colorado do Oeste
2014
1. INTRODUÇÃO
A água é um recurso natural indispensável à vida do homem e aos demais seres vivos. Apesar de ser abundante no nosso planeta, apenas 1,3% está disponível para o homem. A restante água é salgada (97%) ou encontra-se no estado sólido e de difícil acesso (1,7%).
Com o crescimento da população, o desenvolvimento agrícola e industrial, o consumo de água aumentou muito, sendo cada vez mais difícil satisfazer as necessidades de todos os domínios.
Para além dos referidos problemas de consumo de água, existem sérios problemas de poluição, provocados, essencialmente, pelo Homem. As principais fontes de poluição da água são: efluentes domésticos, industrial e agropecuária; lixiviação de solos; resíduos; agricultura intensiva.
Assim, devem ter um consumo de água sustentável, baseado no combate ao desperdício de água e na proteção dos recursos hídricos disponíveis. O equilíbrio do planeta depende da preservação da água e do seu ciclo, por isso a sua proteção é um dever de todos nós.
2. Poluição da água
É a inserção de partículas alheias ao ambiente natural, bem como induzir condições em um determinado curso ou corpo de água, direta ou indiretamente, sendo por isso potencialmente nocivo à fauna, flora, bem como populações humanas vizinhas a tal local ou que utilizem essa água.
Figura 1: Poluição em água de lago. Foto: overcrew / Shutterstock.com
Hoje em dia a poluição da água é questão a ser tratada em um contexto global.
Considera-se que esta é a maior causadora de mortes e doenças pelo todo o mundo e que seja responsável pela morte de cerca de 14000 pessoas diariamente.
A água é geralmente considerada poluída quando está impregnada de contaminantes antropogênicos, não podendo, assim, ser utilizada para nenhum fim de consumo estritamente humano, como água potável ou para banho, ou então quando sofre uma radical perda de