Simplis
Anthropus: homem; Logos: estudos;
Podemos entender um conceito de antropologia como ciência, uma reflexão sobre a teoria filosófica, sobre a humanidade e suas diversidades culturais, tendo o homem como o centro de suas preocupações, questionando-o como ser biológico que pensa e participa de uma sociedade. Estudando suas origens, corpo humano, diferenças físicas, etnias, raças, religiões, comportamento, desenvolvimento, perpetuamento, as funções como criadores de culturas, e criado histórias para tentar chegar a uma compreensão da existência humana.
A Antropologia enquanto ciência social, surgida no século XVlll, logo, foi somente no século XIX que se organizou como disciplina cientifica, propõe conhecer o homem como elemento integrantes de grupos organizados. Como ciência humana , volta-se o homem como todo: suas histórias, crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem entre outros. Na natureza humana: é a essência do homem, para distinguir das coisas do universo esta natureza apresenta-se em aspectos.
A antropologia Cultural ou Social – Estuda a diferença das crenças, e instituições de grupos , tendo como fundamento das instituições sociais, levando em conta as relações com a personalidades. O estudo do homem como fazedor de cultura, seu objetivo baseia-se nos modo de comportamento hereditário e por aprendizagem. É o homem criando seu meio cultural por meio de formas descriminadas de comportamento destacando o caráter biocultural do desenvolvimento humano. O campo de estudo da Antropologia ainda abrange:
Arqueologia; Etnografia, Etnologia, Linguística, Folclore.
O homem possui algumas característica que os diferencia de outros animais, tornando os diferentes em relação ao resto da natureza. É um ser criativo e progressivo, usa a linguagem profissional (escrita e oral), é um animal que pensa, é um ser que possui senso ético com uma noção de (certo/errado) é flexível, religioso, que tem o dom de emoções estéticas. Para responder o que é um