SIMPLES NACIONAL
DELIMITAÇÃO: As vantagens de ser optante pelo Simples Nacional e micro empreendedores.
OBJETIVO GERAL: Entender a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento do País.
Objetivos específicos:
1.Mostrar as regras estabelecidas para o tratamento diferenciado à micro e pequenas empresas,especialmente no que se refere a ME e EPP.
2.Apresentar quem pode ou não ser optante desse regime tributário.
JUSTIFICATIVA:
1.COMO CHEGUEI AO TEMA:
O tema contabilidade tributaria se englobam em todas as atividades econômicas, tendo como destaque o Brasil um dos países com maior carga tributária, o que se torna um desafio para as Micro e pequenas Empresas brasileiras se manter competitivas no mercado. Diante da importância que os tributos representam para estas empresas. Pode se verificar que o simples nacional pode ser mais compensatório dependendo do faturamento da empresa.
2. A IMPORTANCIA SOCIAL DO TEMA: As micro e pequenas empresas estão cada vez mais ganhando espaço no mercado, podemos perceber isso em quase um em cada três brasileiros tem um negócio próprio ou está envolvido na criação de sua empresa. O Brasil esta classificado como 4º lugar como um dos Países que possuem um numero de empreendedores isso é um total de 37,4 milhões, superior a população de 119 Países. Pesquisas que foram levantadas no ano de 2012, pelo GEM revelam que a proporção dos brasileiros que deseja ter seu próprio negócio chega á 43,5 %, é superior a dos que desejam fazer carreiras em empresas 24,7%. A arrecadação de impostos de empresas optantes pelo simples nacional e micro empreendedores evoluíram, estatísticas realizadas pelo SEBRAE indica que no ano de 2007 foram recolhidos o valor de R$:8,38 bilhões, já no ano de 2012 foram recolhidos o valor de R$: 183,5 bilhões, isso mostra que teve um salto de 455% entre 2007 a 2012.
3. CONDIÇÕES DE EXEQUIBILIDADE DA PESQUISA:
Podemos perceber que as pequenas e micro empresas do simples nacional tem um