Simple network management protocol
1. Sumário 1
2. Introdução 2
2.1 SNMPv2 3
2.2 SNMPv3 3
3. Definição 4
3.2 O Agente 4
3.3 O Gerente 5
4. Operações do Protocolo SNMP 5
5. Exemplo de Uso do SNMP 6
6. Software do agente SNMP 7
6.1 Monitorações de tensão de entrada de um Nobreak 8
7. Conclusão 9
8.Referências Bibliográficas 9
2. Introdução
Foi projetado na década de 80 devido a vários problemas de comunicação entre redes distintas de comunicação, a ideia principal do SNMP era oferecer uma maneira facilmente implementável e o baixo overhead para o gerenciamento dos roteadores, servidores, Workstation e outros recursos de redes distintas.
O gerenciamento da rede através do SNMP permite o acompanhamento simples e fácil do estado, em tempo real, da rede, podendo ser utilizado para gerenciar diferentes tipos de sistemas.
Este protocolo considerado simples atua no nível de aplicação do TCP/IP, e opera tipicamente sobre o UDP (User Datagram Protocol). Há uns elementos chaves no modelo de gerenciamento de rede:
• Estação de Gerenciamento;
• Agentes;
• Mib;
• Protocolo de Gerenciamento de Rede com as seguintes capacidades
• Habilitar a estação de gerenciamento a requisitar os valores dos objetos no agente;
• Habilitar a estação de gerenciamento a configurar os valores dos objetos no agente;
• Habilitar um agente a notificar a estação do gerenciamento sobre eventos significativos. Houve algumas deficiências devido à exigência de sua simplicidade dentre essas características destacam-se: o Suporte para a transferência eficiente de grandes pacotes de dados; o Estratégias de gerenciamento de redes centralizadas; o Segurança. Existem também outras versões do SNMP como, por exemplo, as que estão descritas abaixo.
2.1 SNMPv2
O SNMPv2 foi desenvolvido nas especificações do Secure SNMP e do