Simbolos do Budismo
Os Oito Símbolos Auspiciosos, são símbolos religiosos budistas muito significativos que revelam o progresso que podemos fazer ao trilhar todo caminho budista para a iluminação. O Precioso Para-Sol simboliza o Para-Sol da comunidade budista e nos ensina que, em primeiro lugar, devemos ingressar na família budista.
O Precioso Peixe simboliza harmonia, indicando que sob este Para-Sol devemos viver em constante paz e harmonia. O Precioso Vaso simboliza a riqueza e nos ensina que devemos sempre desfrutar da riqueza interior da nossa fé, disciplina moral, estudo e prática do Dharma, nossa prática de beneficiar os outros, senso de vergonha, consideração pelos outros e sabedoria.
A Preciosa Flor simboliza a pureza e indica que devemos sempre lutar para nos tornar um ser puro praticando o estilo de vida do Bodhisattva.
A Preciosa Concha simboliza a Jóia Dharma e nos ensina que devemos realizar a Jóia Dharma, as realizações das etapas do caminho, dentro de nossa mente.
O Precioso Nó simboliza uma qualidade incomum das realizações de um Buda, sua realização de sabedoria onisciente.
O Precioso Estandarte da Vitória simboliza uma qualidade especial de abandono de um Buda, seu abandono de todas as desilusões e aparências equivocadas.
Estes dois últimos juntos (o Nó da Eternidade e o Estandarte da Vitória) indicam que obtendo a Joia Dharma, as realizações das etapas do caminho à iluminação, vamos conquistar essas duas qualidades incomuns de um Buda.
A Preciosa Roda do Dharma indica que tendo conquistado essas duas qualidades incomuns de um Buda, seremos capazes de conduzir todos os seres vivos à libertação permanente do sofrimento, principalmente por meio de girar a roda do Dharma, ou seja, dando ensinamentos de Dharma. Esse é nosso objetivo final.
Através desta explicação, podemos ver como os Oito Símbolos Auspiciosos nos mostram como ingressar, fazer progressos e completar o caminho espiritual.
Os Símbolos Auspiciosos