Simbologia e Tubula o
FIEB SENAI Cimatec
Disciplina: T.V.A
Turma: Técnico em Mecânica Industrial (S012591)
Alunos: Anderson Amaral
Augusto Vasconcelos
Denis Adônis
Elielson Coelho
Elvis Silva
Sumário:
1. Simbologia dos Tubos
2. Simbologia das Flanges
3. Simbologia das Válvulas
4. Cores e Nomenclaturas
Simbologia Dos Tubos
Simbologia dos Flanges
Os flanges são acessórios destinados a fixar tubos entre si ou tubos com válvulas ou, ainda, com bocais de equipamentos como bombas, compressores, permutadores, torres e outros. Eles possibilitam maior facilidade de desmontagem que os demais tipos de ligações.
Como regra geral, devemos utilizar a menor quantidade de juntas flangeadas possível, pois são sempre pontos passíveis de vazamento, além de serem peças caras, pesadas e volumosas.
A norma que padroniza os flanges é a ASME B16.5. A maioria dos materiais de fabricação dos flanges é da norma ASTM A.105 grade 2.
Os tipos de flanges mais comuns são: integral; de pescoço; rosqueado; sobreposto; de encaixe; solto; cego; flange com placa de orifício (para instrumentos). Vamos comentar e ilustrar alguns desses flanges.
Flange integral
Esse tipo de flange é antigo, bastante resistente, e restrito ao tubo de ferro fundido.
Flange de pescoço (Welding Neck Wn)
É o flange mais usado em tubulações industriais, sendo bastante resistente. Ele é ligado ao tubo por uma solda de topo. Os tubos devem ter as extremidades biseladas para permitir a soldagem. Por isso, esse tipo de flange é de custo maior que os demais.
Flange rosqueado (Screwed Scr)
É aplicado principalmente em tubos de materiais não-soldáveis, tais como ferro fundido e alguns aços-ligas não-soldáveis. São bastante empregados em tubulações para água e ar comprimido.
Flange sobreposto (Slip on - SO)
É aplicado em serviço de baixas pressões e temperaturas. Tem custo baixo, sendo de fácil montagem e alimento.
Flange cego
É o flange que tem a finalidade de fechar extremidades de tubos. É necessário que haja na extremidade