Simbolismo
*Uso de um vocabulário bíblico, litúrgico, esotérico e arcaico no sentido de revitaliza-lo.
Características no conteúdo:
* Religiosidade, misticismo, espiritualismo, esoterismo.
*Expressão de estados da alma profundos e complexos.
* Sonho; não o sonho sentimental dos Românticos, mas os sonhos mais escondidos do ser humano.
* Presença do inconsciente e do subconsciente. *De acordo com o texto, responda:
1- O que se pode entender por simbolismo? Movimento essencialmente poético do fim do século XIX, o simbolismo representa uma ruptura artística radical com a mentalidade cultural do Realismo-Naturalismo, buscando fundamentalmente retomar o primado das dimensões não-racionais da existência.
2-Simbolismo em Portugal e no Brasil:
a)Quando surgiu e quando fundou? Portugal: Com a publicação de Oaristos, de Eugenio de Castro, em 1890, inicia-se oficialmente o simbolismo português, durando até 1915, época do surgimento da geração Orpheu, que desencadeia a revolução modernista no país, em muitos aspectos baseada nas conquistas da nova estática.
Brasil: Iniciado oficialmente em 1893, com a publicação de Missal(prosa poética) e Broquéis, de Cruz e Souza, considerado o maior representante do movimento no país, ao lado de Alphonsus de Guimarães, o simbolismo brasileiro, segundo alguns autores, não foi tão relevante quanto o europeu. Em outras palavras, não conseguiu substituir os cânones da literatura oficial, predominante realista e parnasiana.
b)Que acontecimento propiciaram esse inicio e fim? Com a publicação de Oaristos, de Eugenio de Castro. Em 1890, iniciou-se oficialmente o simbolismo português durando até 1915, época do surgimento da geração Orpheu, que desencadeia a e revolução modernista no país, em muitos aspectos baseada nas conquistas da nova estética. Com o episódio do ultimatum inglês, aceleram-se as manifestações nacionalistas e republicanas, que culminarão com a proclamação da