simbolismo
Movimento essencialmente poético do fim do século XIX, o simbolismo representa uma ruptura artística radical com a mentalidade cultural do Realismo-Naturalismo, buscando fundamentalmente retomar o primado das dimensões não racionais da existência.
2. Simbolismo em Portugal:
a) Quando surgiu e quanto findou?
Com a publicação de Aoristos, de Eugenio de Castro, em 1890, inicia-se oficialmente o simbolismo português, durando até 1915, época do surgimento da geração Orpheu, que desencadeia a revolução modernista no país, em muitos aspectos baseada nas conquistas da nova estática.
b) Que acontecimentos proporcionaram esse inicio e fim? Com a publicação de Aoristos, de Eugenio de Castro. Em 1890, iniciou-se oficialmente o simbolismo português durando até 1915, época do surgimento da geração Orpheu, que desencadeia a e revolução modernista no país, em muitos aspectos baseada nas conquistas da nova estética. Com o episódio do ultimatum inglês, aceleram-se as manifestações nacionalistas e republicanas, que culminarão com a proclamação da republica.
c) Qual é o contexto histórico?
d) Características do simbolismo
Os simbolistas terão maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral. A visão objetiva da realidade não desperta mais interesse, e, sim, está focalizada sob o ponto de vista de um único indivíduo. Dessa forma, é uma poesia que se opõe à poética parnasiana e se reaproxima da estética romântica, porém, mais do que voltar-se para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do "eu" e busca o inconsciente, o sonho. A musicalidade é uma das características mais destacadas da estética simbolista, segundo o ensinamento de um dos mestres do simbolismo francês, Paul Verlaine, que em seu poema "Art Poétique", afirma: "De la musique avant toute chose..." (" A música antes de mais nada...") Para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de alguns recursos, como por