simbolismo
Brenda Dalarmelina Soares
Giovanni Brum
Rafaela Velten
Thalia Rodrigues
Simbolismo
História
Patrícia
2ºB
Venda Nova do Imigrante – 2013
O que foi o simbolismo? Ao longo da década de 1890, desenvolveu-se na França um movimento estético, a princípio apelidado de "decadentismo" e depois "Simbolismo" . De lá difundiu-se internacionalmente, abrangendo vários ramos artísticos, principalmente a poesia. O período era de profundas modificações sociais e políticas, provocadas fundamentalmente pela expansão do capitalismo, na esteira da industrialização crescente, e que convergiram para, dentre outras conseqüências, a I Guerra Mundia. O período aprofunda e radicaliza os ideais românticos, estendendo suas raízes à literatura, aos palcos teatrais, às artes plásticas. Surgiu em oposição ao Naturalismo e ao Realismo, onde sem o Romantismo, o Simbolismo não existiria, pois ele se apropria dos princípios românticos e os aprofunda de tal forma que nem o romântico mais contagiado pelas raízes desta Escola o faria.
O Simbolismo chegou ao Brasil em 1893, com a publicação das obras Missal (prosa) e Broquéis(poesia), ambas de autoria de Cruz e Sousa, que é considerado o maior autor simbolista. No Brasil, foi bastante efêmero, como na Europa, apesar de trazer uma chama renovadora à poesia brasileira. Não influenciou apenas poetas, mas também pintores, escultores e até mesmo dramaturgos tanto na França quanto no Brasil. O movimento simbolista na literatura brasileira teve força até o movimento modernista do começo da década de 1920.
Características do Simbolismo:
Para os adeptos do Simbolismo, não basta sentir as emoções, mas é necessário levar em conta também a sua dimensão cognitiva. Esta é a real postura poética, segundo seus seguidores. Este movimento se reveste igualmente de um marcante subjetivismo, ou seja, de um teor individualista, em detrimento da visão geral