Simbolismo e Realismo
Camila Ribeiro
Thamyres Albuquerque
Simbolismo e Realismo
Simbolismo 1º O Entusiasmo de Anakuma.
Localizada no Edifício Regina na Avenida Paulista em São Paulo, a obra “O
Entusiasmo de Anakuma” feita pelo artista plástico Rui Amaral, faz parte de um projeto
desenvolvido pela empresa GE. Chamado Galeria GE, o projeto tem por objetivo transformar São Paulo em uma espécie de museu aberto.
Rui Amaral é um artista plástico formado pela FAAP que considera o grafite uma mídia, uma alça da arte plástica a ser desenvolvida no Brasil. Quando não são obras financiadas por algum meio, Rui transforma suas ideias em telas que possam ser comercializadas e com o dinheiro adquirido, consegue o material para transformar sua arte em arte de rua.
Os simbolistas usavam sua arte, geralmente elementos da natureza, construção do homem e formas abstratas, para expressar quais eram suas ideias e seus sentimentos de forma subjetiva sobre determinado assunto. Rui Amaral segue os mesmos preceitos, usa o cartoon , para transpor o seu sentimento em pinturas, transformando suas emoções realistas em artes relativas, dando a elas o poder de criar um sentimento diferente para cada pessoa que analisa, justamente porque o que cada um traz dentro de si, diz respeito ao seu interior somente.
“O Entusiasmo de Anakuma” faz alusão aos deuses astronautas, lenda criada pelos Sumérios. Para esse povo, havia um deus para cada ocasião – assim como na
Grécia – e esses deuses expressavam seu humor com fenômenos da natureza, dando a eles bênçãos ou castigos, terremotos ou chuva muito forte, por exemplo.
Como os Sumérios é a civilização mais antiga que se tem registro, era também considerado um povo muito a frente de seu tempo por conta de estudos e cálculos feitos por eles que nossa