Simbiose
Curso de Especialização em Economia do Meio Ambiente
DISCIPLINA: Sistemas de Gestão Ambiental
Prof. MSc. Adir Airton Parizotto
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO
INTERCONECTIVIDADE E SIMBIOSE INDUSTRIAL
ALUNOS:
CLAUDEMIR DA CRUZ ANDRADE
OLIMPIA VIEIRA DOS SANTOS
ROSA MARIA LIMONI
SHIRLENE CONCEIÇÃO DE JESUS
MARINGÁ
2011
O presente trabalho procura apresentar a interconectividade e simbiose industrial, na qual duas empresas diferentes são beneficiadas por esta associação, em que os resíduos produzidos por uma são utilizados como matéria-prima da outra, resultando em ganhos, tanto econômicos, quanto sociais e ambientais.
Dentre o proposto como atividade, identificamos uma empresa industrial e prestadora de serviços na Região de Maringá que gera resíduos que são utilizados por outra empresa na fabricação de outros produtos. A empresa em análise é a Madeireira Sarandi, cuja razão social é Batista Lopes e Cida Ltda, localizada na Rua Antonio Volpato, 2718, em Sarandi – PR. O telefone de contato é (44) 3288-2418 e os sócios proprietários são os senhores Valdenir e Valdemir.
Em termos de fluxograma de produção da madeireira (empresa geradora), o ciclo é o seguinte:
- as toras de madeiras são armazenando no pátio para pré secagem; - em seguida essas toras são serradas; - os produtos finais dessa atividade são vigas, caibros, tábuas e sarrafos, que são vendidos para diversos fins, principalmente, para uso na construção civil .
No horizonte temporal de um mês é beneficiado aproximadamente 200m³ ou 200 toneladas de madeira entre eucalipto, pinos e grevilha. Durante esse processo é gerado cerca de 80 toneladas de resíduos, tais como: pó de serra, cavacos e pedaços de madeira, que são triturados e vendidos para a Fábrica de Gelatina Gelita do Brasil LTDA. (empresa receptora), localizada na saída para Astorga, Sn km 09, fone (44) 4009-5559.
A empresa receptora utiliza esses