silvopastoril
Vantagens do sistema silvipastoril
Maior disponibilidade de sombra influencia positivamenteo comportamento dos animais
Pesquisa realizada pela UFS em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) comprova que, em um sistema chamado pelos especialistas como silvipastoril (em que o produtor mantém o manejo integrado de pasto, árvores e animais), o gado passa mais tempo em busca de alimento devido a maior disponibilidade de sombra nos períodos mais secos do ano.
O projeto foi feito no campo experimental Jorge Prado Sobral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Nossa Senhora das Dores, e se desenvolveu através da observação contínua de dez bovinos da raça Nelore, que foram divididos em duas áreas: uma com pouca concentração de árvores e outra onde elas eram mais abundantes.
"Foi constatado que na área com maior disponibilidade de sombra o gado permaneceu maior tempo em pastejo, enquanto que, na área com menor quantidade de árvores por hectare, permaneceu maior tempo em ócio", afirma a orientadora da pesquisa, professora Jucileia Aparecida da Silva Morais, do departamento de Zootecnia.
Segundo ela, mesmo a raça Nelore, que é mais adaptada ao clima tropical, sofre com o calor excessivo. Por isso, é mais vantajoso para o produtor aderir ao sistema silvipastoril. “Os animais, de uma forma geral, buscam alimento quando se sentem confortáveis e seguros. Com maior consumo de alimento, maior será o ganho de peso dos animais”, diz.
Vantagens econômicas
Ainda de acordo com a pesquisadora, as vantagens econômicas em manter plantas de grande porte no pasto vão além do benefício para os animais, já que as árvores utilizadas no sistema silvipastoril podem ser frutíferas, madeireiras, ou forrageiras (que servem para a alimentação do gado).
Além disso, “do ponto de vista ambiental, o sistema silvipastoril também se demonstra promissor, por manter árvores