Silica e doencas da mineração
MINERAÇÃO Nas operações de lavra por explosivos e na mineração continua. Nas operações de perfuração, corte e retirada de minérios da frente de lavra. Nas operações de transporte, britarem, moagem, peneiramento e ensacamento de minérios. Perfuração de solo Beneficiamento de minérios (transporte e peneiramento)
CERÂMICA E VIDRO
Nas operações de manuseio de matéria-prima e preparação de massa. Na rebarbação, furacão, torneamento, esmerilhamento e lixamento de pegas secas. Na esmaltação a revolver e por esmaltação. Na preparação de formas refratarias, britarem, peneiramento, na carga de fornos no corte de tijolos refratários.
METALURGIA, FUNDIÇÃO E SIDERURGIA No esmerilhamento, polimento e jateamento abrasivo com areia. Nas operações de modelagem e desmoldagem com areia. Nas trocas, reparos e cortes de revestimentos refratários.
QUÍMICA
Nas operações que utilizam materiais contendo sílica na fabricação de tintas, cosméticos, produtos farmacêuticos e inseticidas. Nos processos de produção de polidores e abrasivos domésticos e industriais. Nos processos de fabricação de cimento, entre outros.
CONSTRUÇÃO CIVIL
Na escavação de túneis e poços, nas operações de corte, furação e polimento de blocos de pedra, granito e quartzo, entre outras.
_____________________________________________________________________________________
Silicose
Nas fases mais avançadas da doença aparecem falta de ar em repouso e tosse, às vezes com catarro. Apesar de ser mais frequente na sua forma crônica, a doença pode se apresentar de três formas
A) Aguda – Normalmente relacionada à exposição maciça de sílica livre como nas operações de jateamento de areia ou moagem de quartzo. Surge nos cinco primeiros anos de exposição, os sintomas aparecem mais precocemente, em especial uma intensa