Silbologia, naturalismo e realismo em o tesouro
1030 palavras
5 páginas
IESA UNIESPDissertação Literária
Literatura Portuguesa III
Santo André
2012
IESA UNIESP
4º ALEN - Letras
Dissertação Literária
Literatura Portuguesa III
Santo André
2012
Sumário
1. Introdução....................................................................................................04 2. Desenvolvimento..........................................................................................05 3. Referência Bibliográfica...............................................................................09
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo abordar questões sobre o conto “O Tesouro” de Eça de Queirós, fazendo um elo com a teoria de Edgar Allan Poe, desenvolvendo assim a nossa capacidade argumentativa, ampliando nosso conhecimento e entendimento.
2. Desenvolvimento
1. Analise as simbologias do conto.
O número três:
Refere-se a apresentação de um inteiro, como uma família, que é representada por pai, mãe e filho, os irmãos Medranhos possuem essa hierarquia. Três é o número da família, mesmo que aqui ela esteja imperfeita, pois é composta apenas por três irmãos.
“Os três irmãos de Medranhos...”
“... a comprar três alforjes de couro, três maquias de cevada, três empadões de carne e três botelhas de vinho.”
“... três chaves na suas três fechaduras...”
Preservando o conteúdo do cofre, onde somente com a cooperação dos três proprietários, pelo interesse dos três é possível atingir o tesouro.
Telha:
Significa proteção, mas quando o ambiente é destelhado (como é o caso da casa dos irmãos que não possui telhas), as más influencias incidem sobre o homem.
Lareira:
Na simbologia é o centro da vida. No conto como lareira